Roteiro para um bom sono

07/02/2012 00:00

 

Existem vários passos que pode tomar para se livrar da insônia e ter um sono normal. Conheça algumas recomendações da terapia cognitiva comportamental. 

Esta terapia contra a insônia ajuda as pessoas a resolverem o seu problema de uma forma natural e sem remédios.

Você pode melhorar o seu sono e fazer a insônia desaparecer com alguns hábitos, e sem medicamentos ou fármacos! Isso é possível fazer e ao mesmo tempo vai aumentar a sua qualidade de vida.

Aqui estão os passos para um bom sono:

  1. Identifique o que faz você perder o sono. Stress, preocupações com o trabalhe e dinheiro?
  2. Treine a mente para, não levar a questão para a cama. Se o pensamento vier, desvie para outro, que lhe traga conforto.
  3. Verifique que reação tem em relação à insônia. Fica irritado só de pensar se conseguira dormir? Mude essa percepção. Encare o problema como algo circunstancial.
  4. Quando fizer algo para dormir, como tomar um banho morno, não pense que a atitude resultará em uma noite bem dormida. A expectativa pode gerar ansiedade e isso atrapalha o sono.
  5. Analise seus hábitos de sono. Sabe-se que vai dormir às duas da manhã, só vá para a cama neste horário. Porém, até chegar o sono não permaneça na cama. Fique em um ambiente tranqüilo, mas fora da cama.
  6. Acordou-se durante a noite, saia da cama. Fazer esforço para dormir trará mais irritação e contração muscular, piorando a situação. Vá a um ambiente com luz parcial.
  7. Faça exercícios respiratórios para reduzir a ansiedade na hora de dormir
  8. Fique menos tempo na cama. Ter alguma privação de sono deixa a pessoa mais cansada de noite. Uma vez que o sono melhore, o tempo de repouso é aumentado gradualmente.
  9. Quem troca o dia pela noite ou desperta cedo pode se expor por alguns minutos por dia a uma intensa fonte de luz para acertar o relógio biológico.

Estes passos ajudam qualquer um a dormir mais e a se livrar das insônias. Boa sorte!

 

 

 

Gostou do artigo? Então torne-se fã do site Total Saúde

 

 

Também poderá gostar de ler: