Hipertensão Arterial: Desviando a doença

29/02/2012 00:00

 

A hipertensão arterial conhecida vulgarmente como “pressão alta” é uma das doenças mais comuns e de maior prevalência no mundo todo. São 30 milhões de hipertensos só no Brasil, matando milhões de pessoas no mundo.

 

São diversas as causas entre elas estão fatores genéticos e ambientais. Mas os principais são os ambientais e comportamentais: os hábitos de vida influenciam bastante no aparecimento desta doença.

Para evitar isto temos uma ferramenta para controlá-la: são os nossos hábitos!

 

- Fumar.

- Consumo excessivo de sal e alimentos industrializados.

- Ingestão de bebidas alcoólicas em excesso.

- Sedentarismo

- Obesidade

 

SOA FAMILIAR ALGUM DELES?

 

Pois bem, as últimas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial indicam que os valores normais de pressão arterial devem ficar na média, inferior ou igual a 120mmhg x 80mmhg (120 x 80).

Falemos um pouco sobre os fatores de risco: O que leva e contribui a aparição desta doença?

- Idade: Já a idade contribui ao inicio da doença, pessoas acima dos 40-60 anos têm maior probabilidade.

- Gênero e etnia: maior prevalência da doença em homens e de pessoas de cor não branca.

- Excesso de peso e obesidade: estão associadas à hipertensão, acarretando maior risco de desenvolvê-la.

- Consumo de sal: Os brasileiros têm uma dieta rica em sal e elementos industrializados (açúcar, sal e gorduras). A ingestão de sal em excesso está relacionada à aparição da doença.

- Álcool: A ingestão por períodos prolongados de tempo pode aumentar a pressão arterial e elevar os riscos de contrair outras doenças cardiovasculares.

- Sedentarismo: Atividades físicas ajudam a prevenir a doença e também a controlá-la (Olha a dica).

 

 

 

O mais provável é que a hipertensão ainda não tenha entrado na sua lista de preocupações, não tenha sido vista como o câncer ou as doenças cardíacas. Mas deveria.

Milhões de pessoas sofrem deste mal, que na verdade também é a porta para outras doenças e complicações graves de saúde.

Olhe para si mesmo, e pergunte-se: realmente quero isto para minha vida? Se não, então está na hora de fazer mudanças. “Mudanças de hábitos” é a frase chave da questão.

Hábito de vida é tudo!

Pequenas situações, fatos, hábitos podem mudar drasticamente a sua vida, e isto tem que ser praticado todos os dias!

 

 

Temos aqui um roteiro diário que pode usá-lo para MELHORAR seus hábitos:

 

Pela manhã:

- Comece o dia tomando um suco de fruta ou vegetais ricos em potássio e baixo em sódio: Estudos demonstraram que alimentos ricos em potássio ajudam a limpar o organismo do excesso de sódio, abaixando a pressão arterial. O potássio está presente especialmente em frutas (tomate, mamão, banana, pêra, pêssego), legumes, verduras, hortaliças cruas (abóbora, acelga, aipo, beterraba, chuchu, escarola, broto de bambu e rabanete) carnes, leite e derivados e nos grãos (feijão, ervilha, lentilha, soja e grão de bico).

Seja criativo/a!

 

 

- Chega de estresse no trabalho: A relação entre mente e corpo é íntima, então o problema que lhe preocupa e estressa não só está na sua cabeça. E isto reflete na sua pressão arterial. Quando estiver estressado faça o seguinte: sente-se e respire fundo, várias vezes seguidas (umas 8 a 10) e pense numa situação positiva (pode ser algo feliz do seu passado, alguma coisa engraçada) e troque o pensamento negativo. Tente fazer isto várias vezes ao dia.

- Coma alimentos úteis e saudáveis: Utilize óleo de sésamo (gergelim) em saladas e para temperar pratos, foi comprovado que seu uso diminui a pressão arterial (além de suas propriedades como emoliente, antioxidante, contem vitamina E, cálcio, será seu aliado no controle da pressão arterial). 

 

 

 

Pela tarde:

- Pratique exercícios físicos: Mesmo que chegue a casa cansado/a, com vontade de cair na cama depois do trabalho: tente juntar forças para uma caminhada perto de casa, entre 20-30 minutos já são suficientes. Você além de obter benefícios no controle da pressão arterial também estará facilitando seu sono à noite e diversos outros benefícios que oferece a pratica de exercícios físicos (https://bit.ly/z4D0ws).

 

 

Pela noite:

Elimine os frios de sua mesa: Chega à noite e ficamos com vontade de comer alguns frios (mussarela, presunto) e outros alimentos com níveis altíssimos de sódio (muito sódio é ruim, você já sabe), também não é bom abusar de alimentos enlatados ou em conserva pela mesma razão. No possível consuma alimentos frescos.

- A saideira é na segunda dose: De uma a duas doses de álcool por dia ajuda na redução da pressão arterial, mas, depois disso só aumenta! 

 

 

 

 

 

 

 

 

As dicas estão prontas, falta por a sua parte para melhorar sua saúde, e não esqueça, mudanças de hábitos e força de vontade são tudo!

 

Você poderá gostar de ler também sobre a campanha "Eu sou 12 por 8" que é uma campanha humanitária criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e sobre os riscos da hipertensão. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam entender e cuidar da sua saúde para viver mais e melhor.

Aqui o link: www.eusou12por8.com.br/campanha.aspx

 

 

 

Gostou do artigo? Então torne-se fã do site Total Saúde 

 

 

 

Também poderá gostar de ler: